O que é o serviço?
Este serviço permite que você reclame sobre produtos alimentícios com sua qualidade comprometida.
Quanto custa?
Presencial:
Este serviço é gratuito.
Digital:
Este serviço é gratuito.
Passo a Passo
O atendimento poderá ter várias etapas:
a) Inicialmente é feito um atendimento preliminar para coletar dados sobre o caso particular de cada situação. Nesta fase, é feita uma tentativa de resolver o problema por meio de contato telefônico com o reclamado. Caso a outra parte esteja disposta a resolver a questão, o Procon avisará ao consumidor e o caso será resolvido de maneira conciliatória, se possível no mesmo dia.

b) Frustrada a conciliação no atendimento preliminar será aberta a CIP – Carta de Informação Preliminar onde o reclamado terá o prazo de até 30 dias para apresentação de defesa ou firmar acordo. No ato do atendimento, o atendente entregará uma declaração de retorno com a data.

c) No dia do retorno da CIP, frustrada a possibilidade de resolução conciliatória, será aberto o processo administrativo e as partes notificadas para comparecer à audiência, saindo o consumidor já devidamente intimado.
Quem solicita?
Presencial:
Titular do produto/serviço ou Procurador.
Digital:
a) Titular do produto ou serviço;
b) Procurador.
Quais condições para solicitar o serviço?
Presencial:
O Interessado deve ter, no mínimo, 18 anos de idade.
Digital:
Ser maior de 18 anos de idade.
Quais documentos necessários?
Presencial:
O Titular do produto ou serviço deve apresentar:
1. Carteira de Identidade Física ou Digital (CIN) OU Carteira de Motorista Física ou Digital OU Carteira de Identidade Militar OU Carteira de Identidade Profissional (CREA, CRM, OAB e etc.) OU Passaporte, original;
2. CPF, original (obrigatório caso não esteja no documento de identificação);
3. Comprovante de Endereço, original. O comprovante pode ser contas de água, luz, telefone ou fatura de cartão de crédito;
4. Nota Fiscal, original.
5. Embalagem do produto (apresentação obrigatória somente nos casos de produtos vencidos);

O Procurador deve apresentar:
1. Carteira de Identidade Física ou Digital (CIN) OU Carteira de Motorista Física ou Digital OU Carteira de Identidade Militar OU Carteira de Identidade Profissional (CREA, CRM, OAB e etc.) OU Passaporte, original;
2. CPF, original (obrigatório caso não esteja no documento de identificação);
3. Procuração, original. Deve ser com firma reconhecida em Cartório. Modelo disponível no Atendimento do Procon.
Digital:
1. Titular deve apresentar:
a) RG, CNH ou outro documento oficial com foto;
b) CPF;
c) Comprovante de Endereço ou Declaração de Endereço original.
d) Nota Fiscal original.
e) Imagem do produto (apresentação poderá ser requisitada, somente nos casos de produtos vencidos);

2. Procurador deve apresentar:
a) RG, CNH ou outro documento oficial com foto;
b) CPF;
c) Procuração original, reconhecida em Cartório.
Qual o prazo?
Presencial:
imediato
Digital:
20 dia(s) Útil(eis) Podendo ser prorrogado por mais 10 dias úteis.
Onde Solicitar?
OCA - Rio Branco
Rua Quintino Bocaiúva, 299
centro - Rio Branco/Ac
CEP.: 69.900-070
Atendimento: Segunda a Sexta
Horário: das 07:30 às 13:30
OCA - Cruzeiro do Sul
Rua Rui Barbosa, 267
centro - Cruzeiro do Sul/Ac
CEP.: 69.980-000
Atendimento: Segunda a Sexta
Horário: das 07:30 às 13:30
OCA - Xapuri
Rua 6 de Agosto, 12
Centro - Xapuri/Ac
CEP.: 69.930-000
Atendimento: Segunda a Sexta
Horário: das 07:30 às 13:30
OCA - Brasiléia
Rua Vitória Salvaterra, 100
Ferreira Silva - Brasiléia/Ac
CEP.: 69.932-000
Atendimento: Segunda a Sexta
Horário: das 07:30 às 13:30
Informações Complementares
1. O comerciante ou fabricante é obrigado a trocar o produto ou restituir o valor pago se o item estiver com defeito ou comprometido. Além disso, o consumidor pode acionar os órgãos de vigilância sanitária e, em casos de intoxicação alimentar, solicitar um laudo médico.
2. O atendimento passa por várias etapas, incluindo uma tentativa de conciliação inicial, a abertura de um processo de defesa ou acordo caso a conciliação não seja possível, e a realização de uma audiência se necessário. O consumidor deve apresentar todos os documentos comprobatórios relacionados ao caso para garantir a resolução do problema.
Outros canais de atendimento
Órgão Responsável
INSTITUTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DO ES - PROCON-AC
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Local de Atendimento
OCA - Rio Branco
Endereço:
Rua Quintino Bocaiúva, 299
centro - Rio Branco/Ac
CEP.: 69.900-070
OCA - Cruzeiro do Sul
Endereço:
Rua Rui Barbosa, 267
centro - Cruzeiro do Sul/Ac
CEP.: 69.980-000
OCA - Xapuri
Endereço:
Rua 6 de Agosto, 12
Centro - Xapuri/Ac
CEP.: 69.930-000
OCA - Brasiléia
Endereço:
Rua Vitória Salvaterra, 100
Ferreira Silva - Brasiléia/Ac
CEP.: 69.932-000
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