O que é o serviço?
Este serviço permite que você registre reclamações sobre serviços de energia elétrica e/ou água.
Quanto custa?
Presencial:
Este serviço é gratuito.
Digital:
Este serviço é gratuito.
Passo a Passo
a) Atendimento preliminar para tentar resolver o problema por telefone.
b) Se a conciliação falhar, será aberta a Carta de Informação Preliminar.
c) Se a conciliação falhar, será aberto o processo administrativo.
Quem solicita?
Presencial:
Titular ou Procurador.
Digital:
Titular OU Procurador.
Quais condições para solicitar o serviço?
Presencial:
O Interessado deve ter, no mínimo, 18 anos de idade.
Digital:
O Interessado deve ter, no mínimo, 18 anos de idade.
Quais documentos necessários?
Presencial:
1. Titular deve apresentar:
a) RG, CNH ou outro documento oficial com foto;
b) CPF;
c) Comprovante de Endereço original.

2. Procurador deve apresentar:
a) RG, CNH ou outro documento oficial com foto;
b) CPF;
c) Procuração original, reconhecida em Cartório.

3. Documentos do imóvel:
a) Fatura reclamada;
b) 3 faturas anteriores à fatura reclamada ;
c) Comprovante da solicitação do Serviço;
d) Contrato de Compra e Venda, reconhecido em cartório;
e) Contrato de Locação, reconhecido em cartório;
Digital:
Se for Titular, informar:
1. Carteira de Identidade OU Carteira de Trabalho OU Carteira de Identidade Militar OU Carteira de Identidade Profissional (CREA, CRM, OAB e etc.) OU Carteira de Motorista OU Passaporte, original;
2. CPF, original (obrigatório caso não esteja no documento de identificação);
3. Comprovante de Endereço OU Declaração de Endereço, original. O comprovante pode ser contas de água, luz, telefone ou fatura de cartão de crédito. A declaração será obtida no ato do atendimento.

Observação: no ato do atendimento (triagem), poderão ser exigidas cópias dos documentos listados acima, que ficarão retidas. A quantidade dependerá da natureza da reclamação.

Se for Procurador, apresentar:
1. Carteira de Identidade OU Carteira de Trabalho OU Carteira de Identidade Militar OU Carteira de Identidade Profissional (CREA, CRM, OAB e etc.) OU Carteira de Motorista OU Passaporte, original;
2. CPF, original (obrigatório caso não esteja no documento de identificação);
3. Procuração, original. Deve ser com firma reconhecida em Cartório.

Observação: o procurador deve enviar também 01 cópia simples dos documentos solicitados do titular.

O solicitante deve enviar também os seguintes documentos do imóvel:
1. Fatura reclamada (encaminhamento obrigatório somente nos casos em que a reclamação seja referente a faturamento);
2. 3 faturas anteriores à fatura reclamada (encaminhamento obrigatório somente nos casos em que a reclamação seja referente a faturamento);
3. Comprovante da solicitação do Serviço (encaminhamento obrigatório somente nos casos em que a reclamação seja referente a alguma solicitação não atendida pela empresa)
4. Contrato de Compra e Venda, reconhecido em cartório (encaminhamento obrigatório somente nos casos em que o solicitante não tenha transferido a UC – Unidade Consumidora – para seu nome);
5. Contrato de Locação, reconhecido em cartório (encaminhamento obrigatório somente nos casos em que o solicitante seja locatário e não tenha transferido a UC – Unidade Consumidora – para seu nome).

Observação: não é obrigatória a apresentação dos documentos originais do imóvel, bastando a apresentação de 01 cópia simples de cada. Caso seja necessária a apresentação de mais de uma cópia, será informado no ato do atendimento (triagem).
Qual o prazo?
Presencial:
imediato
Digital:
20 dia(s) Útil(eis) Podendo ser prorrogado por mais 10 dias úteis.
Onde Solicitar?
OCA - Rio Branco
Rua Quintino Bocaiúva, 299
centro - Rio Branco/Ac
CEP.: 69.900-070
Atendimento: Segunda a Sexta
Horário: das 07:30 às 13:30
OCA - Cruzeiro do Sul
Rua Rui Barbosa, 267
centro - Cruzeiro do Sul/Ac
CEP.: 69.980-000
Atendimento: Segunda a Sexta
Horário: das 07:30 às 13:30
OCA - Xapuri
Rua 6 de Agosto, 12
Centro - Xapuri/Ac
CEP.: 69.930-000
Atendimento: Segunda a Sexta
Horário: das 07:30 às 13:30
OCA - Brasiléia
Rua Vitória Salvaterra, 100
Ferreira Silva - Brasiléia/Ac
CEP.: 69.932-000
Atendimento: Segunda a Sexta
Horário: das 07:30 às 13:30
Informações Complementares
O usuário pode reclamar sobre diversos problemas:
a) Serviço solicitado que não foi realizado;
b) Cancelamento do fornecimento de energia elétrica/água;
c) Cobrança indevida;
d) Corte indevido do fornecimento;
e)Negociação de dívidas, entre outros.
Outros canais de atendimento
Órgão Responsável
INSTITUTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DO ES - PROCON-AC
Essa informação foi útil?
Como podemos melhorar?
Local de Atendimento
OCA - Rio Branco
Endereço:
Rua Quintino Bocaiúva, 299
centro - Rio Branco/Ac
CEP.: 69.900-070
OCA - Cruzeiro do Sul
Endereço:
Rua Rui Barbosa, 267
centro - Cruzeiro do Sul/Ac
CEP.: 69.980-000
OCA - Xapuri
Endereço:
Rua 6 de Agosto, 12
Centro - Xapuri/Ac
CEP.: 69.930-000
OCA - Brasiléia
Endereço:
Rua Vitória Salvaterra, 100
Ferreira Silva - Brasiléia/Ac
CEP.: 69.932-000
Horários de Funcionamento

Recomendados
Chatbot